quinta-feira, dezembro 03, 2009

O Poder dos Media - Joana Ferreira e Mariana Rocha

Joana Ferreira e Mariana Rocha

Nos dias de hoje a sociedade rege-se muito pelo que lê/vê nos media (televisão, jornais, etc), coisas que muitas das vezes são mentira.
Continuando a falar dos media, estes para vender são capazes de manipular imagens através do photoshop ou de outro tipo de programa passando assim a imagem errada da realidade.
A expressão “Uma imagem vale mais que mil palavras”, é uma forma de comparar a força cognitiva e comunicativa das imagens, ou seja, a força que a mente tem para interpretação das imagens.
Através da linguagem icónica, podemos imediatamente associar a imagem ao assunto a que está relacionada, como foi falado nas primeiras aulas de C.L.C., por exemplo associamos a águia ao Benfica, a pomba branca à paz, o cravo à revolução, entre outros.
Existem situações do nosso quotidiano em que “Uma imagem vale mais que mil palavras” como por exemplo a crueldade para com os animais, como demonstra a imagem seguinte.
Como poderemos concluir este é talvez um dos melhores exemplos, pois através dele podemos ver o sofrimento que o animal está a sentir e basta isso para percebermos a mensagem por trás da imagem, sem ser necessário qualquer tipo de palavras.

Este tema é muito abordado via e-mail, as designadas “mensagens correntes”, que têm como objectivo sensibilizar a sociedade para este acto macabro, mas que geralmente não tem qualquer efeito, pois continua tudo na mesma e não são meras assinaturas e a revolta das pessoas que vão mudar esta realidade.

Não só este exemplo, como os mais variados é que levam a população a formar e a preservar uma opinião pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário