quarta-feira, dezembro 02, 2009

Ficha de Trabalho 2 - Ana Baiona

Ana Baiona




Analisando o texto que me foi apresentado sobre a opinião pública pude concluir que:
É através da força gerada pela opinião pública que muitos problemas sociais que lhe dão origem podem ser resolvidos, ela pode atingir uma escala local, nacional ou mundial, por isso a participação activa de todos os cidadãos não só é um direito mas um dever.
Os direitos à liberdade de expressão e informação são elementos fundamentais a toda a sociedade democrática, se não houver liberdade de expressão não há opinião pública.
Hoje em dia, a opinião pública é considerada uma opinião de massas, porque movimenta um grande número de indivíduos numa mesma direcção, muitas vezes manipulado por interesses económicos e políticos.
A formação da opinião pública numa sociedade é influenciada por diversos factores, entre os quais podemos destacar os meios de comunicação, são eles que exercem uma enorme influência sobre o público, não só conseguem manipular sobre o que devem pensar mas também como devem pensar, principalmente sobre as pessoas com menores recursos intelectuais, e as menos preparadas.
Estes utilizam meios e técnicas, que ao incutem no publico a sensação de serem meros instrumentos neutros sobre aquilo que discutem e defendem, servindo-se dos debates, comentadores críticos, entrevistas entre outros que incutem no espectador que quem fala é o representante de todos.
A única forma de os cidadãos evitarem cair nesses processos de manipulação é tornarem-se críticos sobre a informação que lhes é fornecida por os órgãos de informação e pelas instituições democráticas.
Temos que saber pensar e desenvolver o nosso conhecimento através da leitura, exercer o direito de voto, participar nos referendos, ter liberdade de opção e não ser conduzido e manipulado por quem domina.
Podemos também destacar que a opinião pública muitas vezes é posta em causa, existem mecanismos para a sua formação responsáveis por uma deturpação dessa mesma opinião/imagem, dos quais podemos destacar os boatos, as normas de grupo sociais, as sondagens, os líderes de grupo entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário