sexta-feira, dezembro 04, 2009

Ética e Deontologia - actividade de CP4



Ética e Deontologia

1. Todos nós, no nosso dia-a-dia já ouvimos falar em "ética", "deontologia", "doutrina", "moral", "consciência" e outros conceitos relacionados... Tendo em conta o vosso conhecimento pessoal e após uma pesquisa na Internet elabore um texto onde, de forma desenvolvida, defina e relacione os seguintes conceitos.

2. Tendo em conta o tema da ética e deontologia, faça uma crítica reflexiva a partir das imagens presentes no post.


















O estudo das relações sociais e todas as definições a elas relacionadas provêm já de há muitos anos atrás.
Palavras como ética e deontologia podem ser definidas de diferentes formas, consoante o tipo de interpretação que lhes é dada por cada indivíduo, mas nunca fugindo às temáticas da sociedade e do comportamento do ser humano a nível social.
Por Ética pode entender-se o “modo de ser”, uma teoria que procura explicar e justificar os costumes das sociedades. Esses costumes vão-se alterando juntamente com a sociedade, pois é a existência desta que os define.
O conjunto de princípios que vão sendo adquiridos pelas pessoas ao longo da sua vida em sociedade é exactamente o que define a Ética como uma doutrina filosófica, meramente teórica, não devendo ser confundida com algum tipo de obrigação ou definição normativa a nível social.
O objecto de estudo da Ética, possuidor de características normativas exclusivas, distingue-se de Moral. Moral é um conjunto de normas para a convivência humana em sociedade, dando origem a uma doutrina social (Direito) e não só.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”.
Esta interrogação dá origem à deontologia (“dever”, “obrigação”), uma das teorias normativas, proveniente da filosofia moral, segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas.
O exemplo mais comum na sociedade actual da deontologia é o chamado “Código de Ética” ou “Deontologia Profissional”. Referentes ao conjunto de princípios e regras de conduta inerentes a uma determinada profissão. Cada profissional está sujeito a uma deontologia própria reguladora da sua profissão. São normas estabelecidas pelos próprios profissionais tendo em vista a correcção das intenções e acções, nos direitos, deveres ou princípios, nas relações entre a profissão e a sociedade.
Tanto a ética como a moral indicam um tipo de comportamento propriamente humano não natural, significando que todo o conjunto de princípios, as definições entre certo e errado, entre bom e mau, não nascem com o homem de forma instintiva. Todas estas definições são provenientes da aprendizagem desenvolvida ao longo da vida com outros seres humanos de uma determinada sociedade e cultura.
Aquilo que vamos aprendendo ao longo da vida permite-nos adquirir valores e noções sobre a vida em sociedade e sobre aquilo que é socialmente aceite ou não, permite-nos ganhar consciência.
Essa consciência de que passamos a ser portadores pode, ou não, ditar futuras escolhas sobre decisões a tomar.
Através das imagens é possível fazer uma reflexão sobre o peso da ética e da moral na sociedade actual.
Quer na vida pessoal quer na vida profissional o uso dos códigos de ética como a filosofia de vida é algo que já começa a escassear nos dias que correm.
Como é ilustrado na maioria das imagens, a falta de honestidade e de transparência das pessoas é algo muito comum a fim de obter resultados benéficos, sem pensar propriamente no bem alheio ou mesmo demonstrando um desrespeito total pela “oposição”.

Tiago Viçoso

~





Falar de ética nem sempre é fácil, pois, não será correcto fazer uma
definição única, já que, o que é eticamente correcto para uns poderá não ser para outros.
Atendendo a que ética tem como objectivo distinguir o bem do mal, o comportamento correcto do incorrecto, percebemos então que cada indivíduo terá a sua própria ética, pois, como alguém disse “o que é bom á leoa, não será á gazela, e o que será bom á gazela não será á leoa”. Aqui poderemos então tentar ter comportamentos moralmente correctos ou simplesmente seguir o que a nossa consciência nos indica.
Ética e moral são realmente sinónimos, designam a ciência do bem, no entanto ética é considerado o bem, numa dimensão mais universal e moral, o que se impõe como obrigatório e será numa dimensão mais local. A ética é a procura do viver bem, da felicidade, a moral é associada à obrigação e dever morais pelas quais se devem pautar as condutas dos indivíduos.
Moral é um conjunto de condutas e normas que tu, eu e alguns dos que nos rodeiam costumamos aceitar como válidas. Ética é a reflexão sobre o porquê de as considerarmos válidas, bem como a sua comparação com outras Morais, assumidas por diferentes pessoas.”~

Por Moral entendemos então o conjunto de princípios, das normas, dos juízos ou dos valores vigentes numa dada sociedade.

A clarificação de normas morais, a definição de princípios éticos e uma deontologia profissional para determinadas funções, ou até para benefício pessoal de cada indivíduo parece-me essencial ao desempenho de uma função profissional ligadas á formação de outros indivíduos.
Contudo, temos que ter consciência que qualquer atitude nossa reflecte sempre os nossos princípios éticos assim como os nossos deveres morais.

No 1ºpost: penso que seja a necessidade que muitas vezes o cidadão comum tem de modificar os seus comportamentos para cumprir determinados princípios éticos ou até uma deontologia profissional. Assim sendo, tem muitas vezes que tomar atitudes, que não estão muito de acordo com os seus princípios éticos e suas normas morais.
No 2º post: temos uma atitude de cumprimento entre dois indivíduos, que é um comportamento moralmente correcto e um princípio ético normativo em qualquer sociedade.
No 3º post: deduzo que já tenham escrito tantas vezes ética que o giz acabou.

No 4º post: é o símbolo da justiça, podemos ver uma balança em desequilíbrio manifestando claramente uma sociedade que não cumpre os princípios éticos normativos.
PODEMOS DIZER ENTÃO QUE ÉTICA É A REFLEXÃO DA MORAL!

Ana Esteves Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário