quarta-feira, dezembro 02, 2009

Ficha de trabalho 1 - Patricia Carocha e Bruno Santos

2- Opinião pública é aquilo que pensamos sobre determinado assunto, no entanto essa opinião foi nos imposta e transmitida pelos media. Assumimos essa opinião como certa só porque é a unica verdade que conhecemos até ao momento.

4- No caso Maddie, tudo indica os pais estão implicados no desaparecimento ou morte da menina. Esta opinião foi formada com base nos argumentos e factos divulgados pela comunicação social na altura em que sucedeu o caso. O facto de todos os dias serem transmitidas noticias que sustentavam essa ideia, fez com que tirássemos esta conclusão.
Só temos conhecimento do que é divulgado, formamos opiniões baseadas que os media “querem”, ou seja, o que leva a ter mais audiências.

5- Uma sociedade tem no seu desenvolvimento fortes valores culturais que podem ou não modificar-se com a evolução das mesmas. São esses valores que suportam e caracterizam uma nação. Cada país tem a sua história, vivência e até mesmo “traumas” (Ex: Alemanha, causadora de 2 Guerras Mundiais).
A opinião pública de um país que vive num estado democrático como o nosso tem poder. Esta opinião, sendo em maioria, pode influenciar nas decisões políticas ou legislativas de um estado e também influenciar modos de vida e costumes de um povo.
Este povo que é soberano e com toda a informação que lhe é transmitida (através dos meios de comunicação como a televisão, rádio, jornais ou revistas e, hoje, maioritariamente devido à evolução tecnológica, a Internet) tem poderes para individualmente avaliar e julgar, consoante os seus valores, conhecimentos ou nível de compreensão.
Numa nação quando é passada uma mensagem, através dos meios de comunicação, esta é entendida por uma maioria, do mesmo modo que tem poderes para mudar o rumo da notícia.
Podemos ter, como exemplo, a mensagem que abordava o problema da falta de escolaridade e competências profissionais da população em geral, passada pelo nosso governo que, em conjunto com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, conseguiu adoptar estratégias que motivassem a população a ter mais formação profissional, validando as competências adquiridas ao longo da sua vida profissional.
Este tema, na nossa opinião, foi bem recebido pela população em geral e, no nosso caso, em particular, se assim não fosse não estaríamos aqui hoje a fazer um trabalho para este módulo de Cultura, Comunicação e Media dirigido pela formadora Filipa Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário