segunda-feira, dezembro 07, 2009

Debate - FUNDAMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONDUTA NA RELAÇÃO COM “O OUTRO”





DEBATE

TEMA: FUNDAMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONDUTA NA RELAÇÃO COM “O OUTRO”



Tenham em conta algumas manifestações de intolerância à diferença como:

· Racismo e Xenofobia

· Desigualdade de género

· Estado civil

· Homofobia e Transfobia

· Portadores de necessidades especiais

· Religião ou crenças religiosas

· Edaísmo


1. Explorem os conceitos enumerados.

2. Escrevam um texto de uma a duas páginas sobre o tema.

3. Se possível anexem ao vosso trabalho um testemunho real ilustrativo do desrespeito pelas normas de conduta para com “o outro”.

4. Discutam com a turma as vossas conclusões, registem-nas e anexem ao vosso trabalho.






De acordo com a ética e com a moral, é necessário as pessoas saberem “estar” em sociedade e saberem relacionar-se com os outros de forma a enquadrarem-se no conjunto de princípios que as definem como íntegras e cívicas.
Só que nem toda a gente é capaz de se reger por esse conjunto de princípios, muitas vezes agindo de forma irresponsável e dificultando a vida alheia.
Existem diversas demonstrações de desrespeito para com “o outro” como:
 Racismo, tendência do pensamento em dar grande importância à noção de existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras;
 Xenofobia, medo que o ser humano normalmente tem por aquilo que é diferente, sobretudo por quem é de outra nacionalidade;
 Desigualdade de género, uso desigual dos direitos humanos das mulheres ou homens;
 Homofobia, aversão ou discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou contra a homossexualidade ou simplesmente a aversão a pessoas do mesmo sexo;
 Transfobia, aversão ou discriminação de uma pessoa contra transexuais ou contra a transexualidade;
 Edaísmo, discriminação etária.
A época do pós-guerra e a entrada numa era tecnológica permitiu toda uma globalização das comunidades de qualquer canto do mundo, permitindo a estas emigrarem e recomeçarem as suas vidas em países estrangeiros, em busca de maiores regalias e melhor qualidade de vida.
A adaptação a um novo país nem sempre é facilitada exactamente devido às demonstrações de intolerância para com as comunidades estrangeiras, que podem ou não possuir culturas e religiões diferentes.
Muitas vezes, os governos dos países acolhedores de forma a tentarem facilitar a integração das comunidades estrangeiras no seu país e na sua economia, nunca deixando de ter interesses de segunda linha em vista, acabam por criar legislações benéficas para os imigrantes, criando desigualdades em detrimento da comunidade nacional.
Casos como os do governo de Portugal onde as legislações de importação acabam por favorecer os comerciantes chineses, em detrimento dos negócios nacionais, originam algum incómodo e até mesmo revolta por parte da comunidade portuguesa não só para com o governo mas também contra a comunidade estrangeira em questão.
As pessoas ao serem sujeitas a vivências diferentes e logo a aprendizagens diferentes ao longo da vida, acabam por desacreditar o que não conhecem ou aquilo a que não estão habituadas no dia-a-dia.
Mas nem todas as pessoas se demonstram intolerantes ou pouco abertas a personalidades diferentes. Na esperança de elas próprias serem aceites na sociedade, tentam manter um espírito aberto e um nível de tolerância aceitável de modo a serem capazes de conviver com pessoas de culturas, idades, sexos diferentes.
A falta de tolerância é muitas vezes a razão para o desencadear de reacções como o racismo ou a homofobia.
Tiago Viçoso

Sem comentários:

Enviar um comentário