quarta-feira, dezembro 02, 2009

FICHA DE TRABALHO 2



FICHA DE TRABALHO 2

CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MEDIA

Os media e a alteração dos processos de comunicação, intervenção e participação pública

Nome: __________________________________

Curso: EFA 8

Data: 25/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes


PARTICIPAÇÃO NA DEMOCRACIA














INTRODUÇÃO

Os meios de comunicação social têm cada vez mais um papel interventivo na sociedade actual, não só pela informação que prestam, mas também pela formação que pretendem efectuar.

Atendendo à forma como os media condicionam a opinião pública, é cada vez mais necessária a formação de leitores activos e críticos.

Habitualmente designados pelo termo media, os meios de comunicação e difusão ocupam um lugar incontornável na expressão e formação da opinião pública das sociedades democráticas do nosso tempo.


1. Leia o texto que se segue:

A opinião pública surge como um agregado de opiniões individuais semelhantes sobre problemas de interesse público. Neste sentido, também pode ser definida como o conjunto de opiniões dos cidadãos que os governantes acham prudente ter em conta. A opinião gera-se em torno de informações sobre acontecimentos centralizadores das motivações, interesses e preocupações de grupos sociais e do grande público. A opinião pública representa o julgamento de um considerável número de membros de uma comunidade relativamente a problemas controversos.

Quando um grupo se pronuncia de modo unânime, estamos perante uma corrente de opinião. Certos temas geram correntes de opinião e desencadeiam movimentos tendentes a resolver os problemas que lhe deram origem.

Podemos falar de correntes de opinião a diferentes escalas. Numa escola, numa empresa, o que os respectivos membros pensam acerca da direcção pode constituir um exemplo de opinião pública à escala local. O que os cidadãos de um país pensam acerca da forma como o governo administra determinado problema permite falar em opinião pública à escala nacional. Podemos também encontrar uma opinião pública internacional em assuntos de natureza global, tais como os problemas ligados ao ambiente, aos direitos humanos, segurança e defesa.

A complexidade do fenómeno da opinião pública deve-se à diversidade de factores que nela intervêm: escolaridade dos indivíduos, comunicação interpessoal, experiências pessoais, educação familiar e normas dos grupos de pertença. Contudo, a opinião pública não é o simples somatório de opiniões individuais, o que a distingue do sufrágio (votação) ou dos resultados de um referendo. Trata-se da manifestação, numa certa direcção, de atitudes colectivas supostamente maioritárias num grupo ou numa comunidade.

Os mecanismos de formação da opinião pública geralmente apontados, nos estudos sobre o fenómeno, são: os boatos, as normas de grupo, a comunicação interpessoal, os líderes de opinião e os mecanismos psicossociológicos de selecção da informação.

A investigação tem vindo a demonstrar o papel determinante dos grupos de pertença na formação da opinião. Com efeito, as discussões no interior do grupo e s relações interpessoais intensificam e explicitam as opiniões. Também os guias ou líderes de opinião exercem uma considerável influência na formação das opiniões dos grupos sociais. Esse efeito deve-se, quer à credibilidade e prestígio que gozam em diferentes áreas da vida social e política, quer ao conhecimento que demonstram sobre os problemas de interesse público.

As sondagens de opinião constituem uma das formas mais utilizadas para saber a opinião pública e, assim, agir de acordo com essa informação. Na actualidade, as sondagens assumiram uma grande relevância nos regimes democráticos. A possibilidade de realizar e publicar as sondagens em períodos eleitorais continua a ser um tema polémico em muitos países, pois as próprias sondagens podem ser distorcidas se a informação for manipulada.

Excerto retirado de Educação para a Cidadania, AAVV, Plátano Editora


2. Apresente as suas conclusões e fundamente a sua opinião, num texto não inferior a 30 linhas.

Posicionamento Crítico:

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