quarta-feira, dezembro 02, 2009

Ficha de Trabalho 2 - Ana Benescu

Posicionamento Crítico

A opinião pública é um fenómeno social, tem a sua origem nos grupos que posteriormente a transformam no conhecido grande público, os quais quando se organizam, discutem ideias e geram as mesmas, informam-se e informam-nos, reflectem acerca de grandes temas da actualidade, criticam e, no fundo, têm em si atitudes comuns.
De seguida, vou enumerar alguns tópicos da opinião pública:

• Poderá ou não ter carácter político, se bem que somos cidadãos inseridos numa democracia, logo, dotados de voz política e com direito à liberdade de expressão;
• É um pouco mais do que uma simples opinião;
• É influenciada pelo sistema social de um país e pela sua comunidade;
• É profundamente influenciada pelos media;
• Não é estática, é dinâmica;
• Não é uma opinião unânime;
• Não é, necessariamente, a opinião da maioria;
• Normalmente, é diferente da opinião de qualquer elemento do público;
• É uma opinião composta, formada das diversas opiniões existentes no público;
• Está em contínuo processo de formação e até evolução das diversas opiniões existentes no público, com o objectivo de ser consensual;

A formação da opinião pública varia em função da nossa classe social, do tipo de sociedade a que pertencemos e das várias relações que temos (comunicação interpessoal), da escolaridade dos indivíduos que formam a opinião, das experiências pessoais e também da educação familiar. Mas, são os factores psicológicos os que melhor explicam a formação da opinião pública, uma vez que somos constantemente “bombardeados” pelos equipamentos de comunicação massiva (televisão, rádio, computador com Internet, entre outros meios) que influenciam as nossas opiniões, atitudes/acções e inclusivamente os nossos valores.

A Opinião Pública, nos nossos dias, continua a apresentar-se como um valor simbólico de uso corrente e de circulação ilimitada no universo da vida política. Quando se fazem sondagens de interesses políticos, a Opinião Pública torna-se uma ficção, na verdade, ela já não representa público nenhum, apenas reforça determinados interesses particulares que aspiram a fazer-se passar por vontade colectiva da sociedade.

As sondagens da opinião constituem uma das formas mais utilizadas para saber a opinião pública e assim agir de acordo com essa informação. A importância da “massa” para a opinião pública advém, para além da sua dimensões morfológicas (aglomerações humanas de grande escala), de estados mentais e psicológicos de grande instabilidade, enquanto dominados pelos Media.

Concluindo, aprendi que a Opinião Pública é um instrumento de expressão colectiva de que se serve qualquer sociedade democrática. E qualquer um de nós, enquanto cidadão deve manifestar a sua opinião e o seu posicionamento crítico da forma mais informada e inteligente possível, gerindo-a conclusivamente após a análise de diversas perspectivas e ângulos de uma mesma realidade, após o estudo de diversas fontes de informação para que deste modo se possa criar opinião válida, assente em critérios de imparcialidade.

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