sexta-feira, novembro 20, 2009

Museu Nacional de Arqueologia


Museu Nacional de Arqueologia

http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/

De acordo com a visita virtual ao Museu Nacional de Arqueologia, constatámos que o site está bem elaborado.
Temos disponíveis duas línguas para além do português, podemos facilmente elaborar uma pesquisa sobre qualquer tema ou objecto que estejam em exposição no museu.
A linguagem é simples e perceptível a qualquer pessoa que queira visitar virtualmente o museu e o seu leque de imagens dá-nos uma noção do espaço em si (imagens panorâmicas).
Possui uma agenda explícita mas pouco preenchida, poderia ter mais eventos a visitar.
O museu foi fundado em 1893 desde essa data tem evoluído constantemente tornando-se uma instituição de referência na arqueologia portuguesa com correspondência regular com museus, universidades e centros de investigação em todo o mundo. Tem uma Loja, uma livraria, biblioteca especializada e laboratório.
É a única instituição em Portugal capaz de contar a história do povoamento do nosso território, desde as origens até à fundação do país.
As informações da localização, horário, preçário, contactos estão presentes e são completas dando-nos a possibilidade de organizar as nossas visitas ao próprio museu.
Através deste site podemos também consultar outros sítios arqueológicos, nacionais e estrangeiros ligados ao ensino, à investigação e divulgação arqueológica.
De um modo geral o site está bem estruturado, simples mas com toda a informação necessária. A sua exploração é fácil e rápida.

Elaborado por: Patrícia Carocha e Bruno Santos


***

Eu escolhi o Museu Nacional de Arqueologia pois já estudei no EPA - Escola Profissional de Arqueologia e tenho um enorme gosto por esta ciência.

O site que seleccionei contém uma foto do museu e um layout pouco decorado, sendo simples e moderno de modo a chamar a atenção a todos os leitores.

Não disponibiliza muita informação dificultando até a sua acessibilidade tendo o cliente que entrar noutra página para verificar preçários, agendas, horários, e até mesmo a história do museu.

Refere a data da sua última e próxima actualização de modo a que os leitores saibam quando tem novas informações. Fornece também o flash 5 plugin para descarregar, para uma melhor visualização do site.

Disponibiliza também três tipos de idiomas: inglês, francês e português. A linguagem utilizada no site é de português corrente.

Contém também os logótipos do Ministério da Cultura e do Instituto Português de Museus.

No meu ver, a estrutura do site está de cuidada e moderna, mas muito pouco prática para o leitor.


Elaborado por: Liliana Brito



Sem comentários:

Enviar um comentário