terça-feira, novembro 24, 2009

O Poder dos Media - Ana Lopes e Vitor Belchior

CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MEDIA

Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes


O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.


Nome: Ana Lopes e Vitor Belchior



O Poder dos Media

O poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.

Como o ditado diz, " uma imagem vale mais que mil palavras".
Os sentimentos de cada um são amplamente disputados quando confrontados com uma imagem. Ela mais que as palavras transmite sensações, apelando ao nosso sentido da visão, que cientificamente é aquele que mais perdura no nosso subconsciente e no tempo.
A imagem conforme o público a que se destina pode ser trabalhada de modo a transmitir e influenciar decisões.
Uma imagem trabalhada, juntamente com novas formas de abordagem linguística, é uma ferramenta que, na maioria dos casos, tem destino traçado, influenciando grupos específicos e motivando opiniões consensuais. Assim, é preservada a existência de uma OPINIÃO PÚBLICA .
Os media começaram por ser o veículo de comunicação mais utilizado para divulgar novos produtos e serviços. Com a evolução técnica deste meio e também com o surgimento das novas ideias de Marketing e Publicidade que vemos na T.V., a imagem ganhou novo impacto, assumindo desde então um papel incontornável.
Sendo que a publicidade é uma forma muito importante de vender ideias/produtos ou divulga-los, começou então a surgir a nova imagem do produto. Foi necessário chamar a atenção do público, sem o mesmo sentir aborrecimento de ouvir ou ver algo e a imagem apresenta-se como uma boa estratégia para apelar e cativar a nossa atenção/interesse.
A imagem é agradável sobretudo quando trabalhada através de músicas ou de pequenas mensagens da actualidade que prendem qualquer público, mesmo não havendo interesse prévio pelo produto ou serviço que está a ser divulgado.
Contudo, hoje em dia, já são feitos estudos de opinião pública para apurar os níveis de interesse da sociedade, antes de apresentar qualquer tipo de informação publicitária, cultural ou de outra ordem.

Sem comentários:

Enviar um comentário