sábado, novembro 14, 2009

Museus Virtuais

No âmbito da área de Cultura, Língua e Comunicação 5, foi pedido aos alunos que fizessem uma primeira actividade, inserida no tema das Novas Tecnologias. Nesse sentido cada grupo realizou um trabalho de pesquisa sobre um museu virtual, analisando e fazendo, segundo determinados critérios, a sua crítica.


Seguem-se alguns dos resultados:


Museu da Música

www.museudamusica.imc-ip.pt


Devido ao interesse em comum que temos pela música, escolhemos o Museu da Música para adquirirmos mais informações.

À primeira vista achámos um bocado “despido” de informação, sendo o layout pouco apelativo, tendo ficado com uma classificação “razoável”.

Seguindo os critérios referidos para analisarmos os conteúdos bilingues, achamos que apesar de ter o idioma da nossa língua materna mais o idioma universal, o inglês, deveria ter mais diversidade, pois nem toda a gente (que não seja portuguesa nem inglesa) tem oportunidade de estudar uma língua que não seja a sua língua materna.

Referente ao campo de pesquisa é fraco porque apesar de ter o local de pesquisa, este está bloqueado e não permite o acesso ao mesmo.

A linguagem é acessível pois é um português corrente, exceptuando os termos técnicos relacionados com a música.

Apesar de ter imagens disponíveis, consideramos que não são as suficientes.

Quanto à agenda do museu, é rica em informações pois podemos consultar os eventos próximos e os seus respectivos dados.

A história do museu está bem estruturada, tem a informação necessária desde o projecto inicial até à inauguração oficial do museu.

No que toca a informações várias (contactos; localização; horário e preçário) e ligações a outros sites é o que está mais bem conseguido.

Para finalizar, achamos que a estrutura do site é boa mas não das melhores.


Joana Ferreira e Mariana Rocha


Museu Nacional da Arte Antiga


http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/


De acordo com a pesquisa feita ao site do Museu Nacional Da Arte Antiga, podemos constatar que o mesmo tem uma boa estrutura pois tem variadíssimas ligações a outros sites, dispõe também de uma vasta informação sobre todo o percurso efectuado ao nível da História do Portugal.

Podemos também verificar no site os horários e as exposições disponíveis tais como as colecções de Pintura e Artes Decorativas europeias, a colecção de Mobiliário Português, as colecções de Ourivesaria Portuguesa, entre outras. Sendo bastante fácil a acessibilidade às mesmas pois o site dispõe de um motor de pesquisa prático.

No entanto, no nosso ponto de vista verificamos que apenas existe um campo menos bom, pois o site só dispõe da língua portuguesa o que impossibilita a pesquisa a visitantes que não a conheçam, ou melhor, que não compreendem a mesma.

Georgeta Ana Benescu e Paula Alves


Sem comentários:

Enviar um comentário