CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MÉDIA
Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Nome: Ana Baiona e Odete Duarte
O Poder dos Media
Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Nome: Ana Baiona e Odete Duarte
O Poder dos Media
O poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Na formação da opinião pública, os media, indiscutivelmente, têm o poder de manipular e persuadir as mentes humanas.
A única forma de uma manifestação se tornar em opinião pública é recorrendo aos meios de comunicação, sendo estes conhecidos como veículo da denominada “cultura de massas” porque são quem verdadeiramente exerce pressão e influência no público em geral.
É através do mediatismo, do sensacionalismo e da especulação sobre qualquer acontecimento público que as sociedades mais desenvolvidas têm acesso a outras formas de comunicação, mais pessoais e directas, onde muitas vezes se coloca em dúvida a eficácia desse mesmo poder.
A imagem é um dos meios mais importantes que os media utilizam como suporte do acontecimento, através da qual tentam impressionar e captar atenção do público.
Ao criar uma imagem real do acontecimento, o impacto que este exerce é tanto maior quanto mais impressionante for a imagem captada, por isso também é um meio muito utilizado na publicidade como forma de vender e divulgar produtos.
Então, poderemos dizer que: “O peso das palavras não se compara ao choque das imagens”.
Os media utilizam recursos a nível da linguagem e das novas formas de comunicação para cativar, persuadir, impressionar o público, mantendo-o sempre informado e despertando constantemente o seu interesse para os diversos temas sociais.
É através da notícia, dos debates, das reportagens, das entrevistas, das crónicas, dos comentários, entre outros, que se cria uma constante manipulação do público em geral e, por consequência, uma preservação da opinião pública.
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