CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MEDIA
Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Nome: Patrícia Carocha e Bruno Santos
Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Nome: Patrícia Carocha e Bruno Santos
O Poder dos Media
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Os media são os grandes responsáveis pela criação da opinião pública, pois são o veículo de toda a informação divulgada. No mundo globalizado em que vivemos, surgem como um poder ao qual é preciso ter em conta. Os média são formadores de consciência.
Nesta sociedade de consumo, somos influenciados pelas notícias bombásticas que nos são oferecidas pelas diversas formas de comunicação social. Na ânsia dos números e de bater a concorrência, por vezes ficamos com uma visão incompleta dos factos, outras vezes os critérios utilizados na informação não têm a imparcialidade que deveriam ter.
Assistimos ao tomar partido por esta ou aquela parte e existe uma atitude nula (ou quase) por parte da respectiva entidade reguladora. Os responsáveis máximos da nação adaptam as suas agendas e comunicados ao horário nobre das televisões, como que a fazerem campanha diariamente.
Não há dúvidas que se quiserem, os media podem denegrir, ou levar ao estrelato quem bem lhes convier, e manobrar a opinião pública no sentido mais conveniente. A regulamentação é fraca neste capítulo e ficamos sem saber se essa regulamentação fraca é por conta de alguém e porquê.
Através das imagens podemos ter a percepção real dos acontecimentos. Desde que as novas tecnologias se aliaram à televisão que temos acesso aos acontecimentos globais em tempo real. Uma imagem vale por si só.
A publicidade é o reflexo disso mesmo. A cor, a linguagem utilizada, som e imagem bem organizados transmitem-nos sensações de desejar algo, de tirar conclusões e/ou formar opiniões.
As imagens e linguagem utilizadas acerca de um determinado sucedido podem criar, de facto, juízos de valor. Essa opinião pode ser preservada através da constante divulgação da informação que defenda essa tese, usando para isso várias formas exposição tais como: entrevistas, debates, reportagens e notícias.
Sem comentários:
Enviar um comentário