CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MEDIA
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública
Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.
Nome: Georgeta Ana Benescu e Paula Alexandra Alves
O Poder dos Media
O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública
Os meios de comunicação influenciam vários aspectos da nossa vida: comportamental, profissional, comercial.
Desde os programas de entretenimento até os mais informativos, todos eles têm um grande poder de persuasão, ou seja, influenciam as nossas decisões, as novelas ditam modas, as notícias causam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade acaba por ser a responsável por vender ideias/produtos e respectiva divulgação do suposto melhor produto a ser consumido.
Nesta sociedade de consumo, somos influenciados, enquanto pertencentes a uma cultura de massas, pelas notícias bombásticas que nos são oferecidas diariamente pelas diversas formas de comunicação social.
Em todo o Mundo, os meios de comunicação e, particularmente, os repórteres de imagem e jornalistas exploram ao máximo assuntos dramáticos, mostrando pouco respeito pelas famílias das vítimas.
Um exemplo notório é o caso das Torres Gémeas, em que são transmitidas imagens profundamente dramáticas que parecem um doce para os olhos, pois todos as querem ver e os jornalistas, para satisfazer esse desejo, parecem “leões à volta da presa” procurando facultar uma nova notícia que ainda não tenha sido analisada. Tomando esta situação como ponto de partida, podemos verificar que apenas as imagens são suficientes para demonstrar toda a notícia em si, dispensando a própria linguagem, isto porque a imagem em si torna-se bastante expressiva.
Umas das outras formas dos media usarem a imagem é através dos anúncios publicitários,
pois tentam persuadir o público através de imagens com põe exemplo incluírem ícones de beleza.
No entanto, nós consideramos também que os meios de comunicação influenciam as pessoas, principalmente, as de classe mais baixa, que só tem acesso a alguns meios de comunicação. Isto porque quem pode ler vários jornais, revistas, entre outros não é tão facilmente influenciado, porque percebe o que está por “detrás da notícia”.
Quando falamos dos “media”, englobamos todos os meios de comunicação, desde a rádio à televisão, jornais, entre outros. De todos os enumerados, aquele que tem vindo a aumentar a sua importância e, consequentemente, a ter mais impacto na sociedade é a televisão.
É lamentável pensar que crianças de diversas idades, assim como idosos passam grande parte das suas vidas em frente da televisão, “nessa caixinha” que inovou e transformou o mundo.
Desde os programas de entretenimento até os mais informativos, todos eles têm um grande poder de persuasão, ou seja, influenciam as nossas decisões, as novelas ditam modas, as notícias causam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade acaba por ser a responsável por vender ideias/produtos e respectiva divulgação do suposto melhor produto a ser consumido.
Nesta sociedade de consumo, somos influenciados, enquanto pertencentes a uma cultura de massas, pelas notícias bombásticas que nos são oferecidas diariamente pelas diversas formas de comunicação social.
Em todo o Mundo, os meios de comunicação e, particularmente, os repórteres de imagem e jornalistas exploram ao máximo assuntos dramáticos, mostrando pouco respeito pelas famílias das vítimas.
Um exemplo notório é o caso das Torres Gémeas, em que são transmitidas imagens profundamente dramáticas que parecem um doce para os olhos, pois todos as querem ver e os jornalistas, para satisfazer esse desejo, parecem “leões à volta da presa” procurando facultar uma nova notícia que ainda não tenha sido analisada. Tomando esta situação como ponto de partida, podemos verificar que apenas as imagens são suficientes para demonstrar toda a notícia em si, dispensando a própria linguagem, isto porque a imagem em si torna-se bastante expressiva.
Umas das outras formas dos media usarem a imagem é através dos anúncios publicitários,
pois tentam persuadir o público através de imagens com põe exemplo incluírem ícones de beleza.
No entanto, nós consideramos também que os meios de comunicação influenciam as pessoas, principalmente, as de classe mais baixa, que só tem acesso a alguns meios de comunicação. Isto porque quem pode ler vários jornais, revistas, entre outros não é tão facilmente influenciado, porque percebe o que está por “detrás da notícia”.
Quando falamos dos “media”, englobamos todos os meios de comunicação, desde a rádio à televisão, jornais, entre outros. De todos os enumerados, aquele que tem vindo a aumentar a sua importância e, consequentemente, a ter mais impacto na sociedade é a televisão.
É lamentável pensar que crianças de diversas idades, assim como idosos passam grande parte das suas vidas em frente da televisão, “nessa caixinha” que inovou e transformou o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário