sexta-feira, novembro 27, 2009

Video Killed the Radio Star - Buggles, 1979

Inserido no tema das novas tecnologias analise o video que se segue e deixe o seu comentário.


Video Killed the Radio Star - Buggles, 1979


I heard you on the wireless back in Fifty Two
Lying awake intent at tuning in on you.

If I was young it didn't stop you coming through.


Oh-a oh


They took the credit for your second symphony.

Rewritten by machine and new technology,

and now I understand the problems you can see.


Oh-a oh


I met your children

Oh-a oh


What did you tell them?

Video killed the radio star.

Video killed the radio star.


Pictures came and broke your heart.

Oh-a-a-a oh


And now we meet in an abandoned studio.

We hear the playback and it seems so long ago.

And you remember the jingles used to go.


Oh-a oh


You were the first one.

Oh-a oh


You were the last one.


Video killed the radio star.

Video killed the radio star.

In my mind and in my car, we can't rewind we've gone to far

Oh-a-aho oh,

Oh-a-aho oh


Video killed the radio star.

Video killed the radio star.

In my mind and in my car, we can't rewind we've gone to far.

Pictures came and broke your heart, put the blame on VTR.

You are a radio star.

You are a radio star.

Video killed the radio star.

Video killed the radio star.

Video killed the radio star.

Video killed the radio star.


Ao visualizar este vídeo nota-se a evolução tecnológica que tem havido nos últimos anos na realização e montagem de vídeos, a evolução tecnológica trouxe a hipótese de tornar os vídeos mais divertidos e deixarem de ser tão monótonos.

Os meios de comunicação têm evoluído muito, mas a rádio está limitada e cada vez mais pessoas só ouvem a rádio quando andam de carro.

Eu penso que a rádio não vai desaparecer, mas tem vindo a perder cada vez mais ouvintes nos últimos anos devido ao aparecimento da internet, dos ipods, etc.

E mesmo no carro também apareceram os auto rádios com leitores de CD e mp3 o que faz com que cada vez mais pessoas não oiçam rádio no carro.

Pedro Abrantes

O Poder dos Media - Ana Baiona e Odete Duarte

CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MÉDIA

Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes

O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.

Nome: Ana Baiona e Odete Duarte


O Poder dos Media
O poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.

Na formação da opinião pública, os media, indiscutivelmente, têm o poder de manipular e persuadir as mentes humanas.
A única forma de uma manifestação se tornar em opinião pública é recorrendo aos meios de comunicação, sendo estes conhecidos como veículo da denominada “cultura de massas” porque são quem verdadeiramente exerce pressão e influência no público em geral.
É através do mediatismo, do sensacionalismo e da especulação sobre qualquer acontecimento público que as sociedades mais desenvolvidas têm acesso a outras formas de comunicação, mais pessoais e directas, onde muitas vezes se coloca em dúvida a eficácia desse mesmo poder.
A imagem é um dos meios mais importantes que os media utilizam como suporte do acontecimento, através da qual tentam impressionar e captar atenção do público.
Ao criar uma imagem real do acontecimento, o impacto que este exerce é tanto maior quanto mais impressionante for a imagem captada, por isso também é um meio muito utilizado na publicidade como forma de vender e divulgar produtos.
Então, poderemos dizer que: “O peso das palavras não se compara ao choque das imagens”.
Os media utilizam recursos a nível da linguagem e das novas formas de comunicação para cativar, persuadir, impressionar o público, mantendo-o sempre informado e despertando constantemente o seu interesse para os diversos temas sociais.
É através da notícia, dos debates, das reportagens, das entrevistas, das crónicas, dos comentários, entre outros, que se cria uma constante manipulação do público em geral e, por consequência, uma preservação da opinião pública.



quinta-feira, novembro 26, 2009

"A inovação tecnológica produz o desemprego"...

DESAFIO...

No contexto do trabalho que têm estado a desenvolver sobre as Novas Tecnologias, deixa-se em aberto um desafio à turma. Perante a afirmação - "A inovação tecnológica produz o desemprego", cada um deve participar apresentando um argumento contra e outro a favor. No final, esta tabela servirá como base para um debate a realizar na sala de aula.


"A inovação tecnológica produz o desemprego"...



Argumentos a favor

Argumentos contra






























terça-feira, novembro 24, 2009

Museu da Água


Museu da Água

http://museudaagua.epal.pt/museudaagua/



O site do Museu da Água está disponível em duas línguas, português e inglês, sendo a opção entre as duas bastante perceptível, embora achemos que deveria ter tradução para mais uma ou duas línguas de forma a tornar-se acessível a mais comunidades.
Embora o menu de opções seja bastante prático e perceptível, a carência de um campo de pesquisa dificulta o acesso rápido a temas de maior interesse para o utilizador.
A linguagem é bastante acessível e perceptível para os diferentes campos etários, seguindo-se de diversas imagens que fornecem ao utilizador uma maior percepção de conceitos nas diferentes épocas.
A agenda do museu possui informação diversificada a respeito das exposições a decorrer, quer permanentemente quer de forma temporária.
Sobre a evolução/história do museu a informação é pouca ou quase nula.Em compensação a informação sobre a história do património é abrangente e objectiva.
Existe informação variada sobre o seu funcionamento (localização, contacto, preçário e dias com acesso gratuito) e sobre os artigos expostos na loja do Museu (catálogo).
O Museu da Água mantém relacionamento privilegiado com diversas instituições
nacionais e internacionais, e fornece ligações outros sites dessas mesmas parcerias.
O site encontra-se bem estruturado, com textos e imagens diversificadas que permitem uma melhor percepção e visualização dos seus conteúdos; permitindo até, aos seus utilizadores, uma visita virtual ao museu. Contém um menu de opções prático e bastante acessível para a maioria dos utilizadores, pecando apenas na falta de um campo de pesquisa e possivelmente na tradução do site para mais línguas.


Tiago Viçoso / Pedro Abrantes
CLC 5

Museu da Marinha


Museu de Marinha


http://museu.marinha.pt/


Visualizamos e classificamos o site do museu de marinha como razoável (nível 3). Quanto aos conteúdos bilingues classificamos como fraco (nível 1) pois a única língua disponível é o Português.

O campo de pesquisa ficou classificado como insuficiente (nível 2), porque efectivamente existe um motor de busca mas não encontra nada do que é pretendido.

Na nossa opinião a linguagem utilizada é acessível, como tal classificamos como bom (nível 4).

O site disponibiliza diversas imagens e vídeos, portanto classificamos como muito bom (nível 5).

Em relação à agenda, está pouco preenchida, mas mesmo assim classificamos como bom (nível 4).

No site fala da evolução histórica do museu e classificamos essa parte com um muito bom (nível 5)

O site tem muita informação útil e como tal classificamos com um bom (nível 4).

Existe ligação a outros sites por isso classificamos com um muito bom (nível 5).

A estrutura do site é muito boa, tivemos bastante facilidade em procurar o pretendido. Como tal classificamos este site com um muito bom (nivel5).

Tiago Scarpa e Tomás Metello

Museu de Évora


MUSEU DE ÉVORA
http://museudevora.imc-ip.pt/


Depois de uma visita detalhada ao site do Museu de Évora e tendo em atenção todos os critérios que me foram apresentados apresentámos a nossa análise, na qual podemos concluir que este site se encontra muito bem estruturado, é de fácil consulta e bastante organizado permitindo-nos encontrar de uma maneira fácil e rápida toda a informação que seja necessária.
O objectivo da criação deste site foi criar um meio rápido, eficaz e acessível de comunicação entre o museu e o publico.
Também podemos encontrar um pouco da história do museu, do edifício onde ele se encontra, da sua colecção, como foi adquirida, fazendo uma breve referência bibliográfica do seu coleccionador.
A sua linguagem é bastante acessível, fácil de compreender para qualquer pessoa que o visite.
Através deste site não é possível, no entanto, ter acesso a outros sites.
É composto por um campo de pesquisa rápida que permite aceder mais rápido e de uma maneira mais directa a qualquer tema sobre o seu conteúdo.
No que respeita à linguagem, o site apresenta só duas versões em português e inglês, o que é insuficiente e limitado, não podendo ser compreendido por uma maior diversidade de utilizadores.
Com tão grande variedade de colecções que no site são apresentadas, deveria apresentar tanto em qualidade como em quantidade um maior leque de imagens que o tornassem muito mais apelativo.
No que respeita às informações gerais o site contem de uma forma muito completa toda a informação necessária, a nível de localização (com a apresentação do mapa), contactos e emails dos vários departamentos, horários de funcionamento, preçário, publicações, serviço educativo, biblioteca, arquivo e imprensa. Todas as exposições e eventos agendados se encontram disponíveis para consulta neste site.
Caso pretendam visitar este site aconselho irem ao “ Mapa do Sitio”, onde encontrão todo o conteúdo de uma forma mais simples e organizada.


Ana Maria Baiona
Odete Santos

O Poder dos Media - Ana Lopes e Vitor Belchior

CLC 5 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MEDIA

Data: 18/11/2009 Formadora: Prof. Filipa Lopes


O Poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.


Nome: Ana Lopes e Vitor Belchior



O Poder dos Media

O poder dos Media: importância da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicação na formulação e preservação de uma opinião pública.

Como o ditado diz, " uma imagem vale mais que mil palavras".
Os sentimentos de cada um são amplamente disputados quando confrontados com uma imagem. Ela mais que as palavras transmite sensações, apelando ao nosso sentido da visão, que cientificamente é aquele que mais perdura no nosso subconsciente e no tempo.
A imagem conforme o público a que se destina pode ser trabalhada de modo a transmitir e influenciar decisões.
Uma imagem trabalhada, juntamente com novas formas de abordagem linguística, é uma ferramenta que, na maioria dos casos, tem destino traçado, influenciando grupos específicos e motivando opiniões consensuais. Assim, é preservada a existência de uma OPINIÃO PÚBLICA .
Os media começaram por ser o veículo de comunicação mais utilizado para divulgar novos produtos e serviços. Com a evolução técnica deste meio e também com o surgimento das novas ideias de Marketing e Publicidade que vemos na T.V., a imagem ganhou novo impacto, assumindo desde então um papel incontornável.
Sendo que a publicidade é uma forma muito importante de vender ideias/produtos ou divulga-los, começou então a surgir a nova imagem do produto. Foi necessário chamar a atenção do público, sem o mesmo sentir aborrecimento de ouvir ou ver algo e a imagem apresenta-se como uma boa estratégia para apelar e cativar a nossa atenção/interesse.
A imagem é agradável sobretudo quando trabalhada através de músicas ou de pequenas mensagens da actualidade que prendem qualquer público, mesmo não havendo interesse prévio pelo produto ou serviço que está a ser divulgado.
Contudo, hoje em dia, já são feitos estudos de opinião pública para apurar os níveis de interesse da sociedade, antes de apresentar qualquer tipo de informação publicitária, cultural ou de outra ordem.

Museus Virtuais - O Museu dos Coches


Museu dos Coches


www.museudoscoches-ipmuseus.pt/



No site do museu dos coches temos a facilidade de encontrar toda a informação, em todas as línguas, bastando para isso clicar na língua que temos interesse.

Para quem precise pesquisar sobre qualquer conteúdo deste museu, consegue encontrar matéria suficiente para realizar um trabalho com todos os pormenores. Pois, podemos encontrar uma informação detalhada, não só das peças do referido museu, como do próprio edifício.

A linguagem utilizada é acessível a qualquer pessoa que tenha interesse neste tema, ou que simplesmente queira informações para visitar o edifício.

Em relação às imagens disponíveis são boas e identificam todas as peças do museu, assim como estão devidamente agrupadas.

A agenda do museu também está bem organizada. Podemos entrar no site http://www.imc-ip.pt/e consultar toda a agenda dos museus, neste caso a do museu dos coches. Podemos consultar todas as actividades do museu e o tipo de grupos que se podem organizar para as visitas guiadas.

Exemplos de algumas iniciativas são: exposições; actividades educativas; encontros e colóquios; estágios; formações; grupos de amigos; voluntários; etc.

Em relação à história deste museu, está bem referenciada neste site como já referimos anteriormente. Podemos fazer uma leitura de toda a história, não só do próprio edifício (onde este se encontra), como de todas as peças que ele expõe.

As informações mais práticas como: contactos, localização, horário e preçário também são esclarecedores para qualquer pessoa que pretenda uma consulta mais detalhada antes de se dirigir à visita pretendida. Este museu também está ligado a outros sites como o já anteriormente referido.

A estrutura do site do museu dos coches está muito bem organizada e de fácil consulta.


Ana Lopes e Vitor Belchior