quarta-feira, janeiro 27, 2010

Video Killed the Radio Star

As características da rádio como meio de comunicação de massa fazem com que seja especialmente adequada para a transmissão da informação, podendo esta ser considerada a sua função principal: ela tem condições de transmitir a informação com mais rapidez do que qualquer outro meio.
A rádio "fala" e, para receber a mensagem, é somente necessário ouvir, é o meio de difusão que mais influencia a mensagem, que mais transforma os conteúdos.
O que consigo depreender na mensagem é que com a chegada do vídeo, passámos a depender da imagem, ou seja, quando ouvimos rádio damos uso à imaginação para descodificar a mensagem e tentar idealizar como será o locutor, na TV temos acesso à imagem e o que era imaginado, passa a ser um visível.
A letra desta música reforça isso mesmo, com o aparecimento da TV a importância da imagem passou a prevalecer, o que fez com que o papel da rádio fosse diminuindo. As novelas e publicidades deixaram de nos fazer imaginar, os locutores passaram a depender da sua própria imagem e a “Guerra do Mundos” de Orson Welles que tanto impacto causou quando foi transmitida deixou de fazer sentido.

Bruno Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário