sexta-feira, janeiro 15, 2010

Amnistia Internacional

A publicidade institucional é uma das ferramentas mais importantes na luta contra as injustiças e na defesa dos direitos humanos.
Devido ao facto de serem organizações não governamentais, como a Amnistia Internacional (que são sustentadas por donativos) a lutar por esses direitos, o apelo à consciência é fundamental. Assim sendo, a publicidade é o veículo utilizado para chegar ao maior número de pessoas para tentar alertar (ou mesmo despertar) para os problemas que infelizmente ainda existem no mundo.
A Amnistia Internacional reforça nestes anúncios que cada um de nós pode ter um papel fundamental em cada caso defendido através da sua simples assinatura e reforça que cada voz é importante.

Bruno Santos

Sendo a Amnistia Internacional uma organização não governamental, faz-se reunir de vários meios e apoios para conseguir alcançar os objectivos a que se propõe.
Um dos meios mais utilizados é a publicidade, é através dela que consegue captar, na maioria dos casos, a atenção das varias sociedades mundiais. Quanto mais se chamar a atenção relativamente às injustiças, descriminação de valores, incumprimento dos direitos humanos, mais depressa se conquistam apoios e forças que nos levam aos melhores resultados. É nela e com ela que se provocam a admiração, choque e alerta para os problemas, consegue-se transmitir sensações que desencadeiam sentimentos, como a revolta, tristeza, incapacidade de acção, vergonha, principalmente vergonha por estarmos tão desenvolvidos tecnológica, religiosa, politica e socialmente, e continuamos a tolerar comportamentos inadmissíveis.
Habitualmente a publicidade feita pela Amnistia Internacional tem o objectivo ideológico, incitando á realização de acções referentes ao bem-estar, utilizando sempre uma linguagem apelativa, cores fortes, ilustrações ou imagens chocantes, exactamente com o propósito de chocar os receptores e despertar vontades para a mudança.

Patrícia Carocha



Sendo a “Amnistia Internacional” uma instituição não governamental e por isso sem fundos lucrativos, tem que se valer de evidências para ser ajudada e para se fazer ouvir.
Esta instituição tem como intenção defender casos, que por si só, não têm defesa possível.
Como em muitas situações na vida, só através das imagens e das palavras de “ pessoas importantes” ou ainda do número de pessoas interessadas em defender o “problema “ em questão, é que se consegue o resultado pretendido.
Esta instituição aproveita importantes encontros políticos , muitas vezes para pedir a defesa de inocentes, seja por motivos de acusação política ,ou outra, ou também luta pela defesa de pessoas que de uma forma ou de outra não usufruem dos direitos humanos.
È normalmente nestes ambientes onde todo o meio político internacional se reúne , que , muitas vezes se conseguem resolver graves casos de defesa humana ,pois, em muitos países os direitos humanos é uma perfeita utopia ,senão mesmo ,algo impensável.
No entanto, e em muitos casos, as coisas conseguem-se resolver com o apoio verbal de outros países presentes nestas conferências. Pode dizer-se e ainda bem para quem é defendido da injustiça, que muitas vezes o país em causa só aceita a amnistia por uma questão de vergonha ou de interesse político.
Num mundo onde todos deveríamos ter os mesmos direitos, onde de um momento para outro podemos inverter o nosso papel , vamos lutar para que o sofrimento dos mais desprotegidos seja menor. Para isso basta estarmos atentos ás barbaridades da justiça e manifestarmo-nos ape

Ana Esteves Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário